A União Desportiva do Songo (UDS) e a Associação Black Bulls (ABB) protagonizam sábado, no Campo da Hidroeléctrica de Cahora Bassa, a partir das 15:00horas, o jogo mais importante da 12.ª jornada e que assinala a abertura da segunda volta do Moçambola-2022.
A UD Songo recebe não apenas o campeão nacional em título, mas também o seu principal concorrente na luta pela conquista do Moçambola-2022.
Os “hidroeléctricos” chegam a este duelo depois de vencer nove dos 11 jogos realizados na primeira volta, altura em que empatou apenas por duas vezes, tornando-se no líder invicto com 29 pontos.
Por outro lado, a ABB ocupa o segundo lugar, com 21 pontos, mas tem um jogo ainda por fazer, na próxima quarta-feira (1 de Outubro), referente à 10.ª jornada. Ganhando, no sábado e na quarta-feira, os “touros” de Tchumene ficam a escassos dois pontos de distância dos “hidroeléctricos”, relançando, por completo a disputa do campeonato.
Na mesma ronda, Costa do Sol recebe a Associação Desportiva de Vilankulo . Os “canarinhos” estão em quarto lugar com 18 pontos, enquanto que os “hidrocarbonetos” estão uma posição acima da zona de despromoção (nono), com 12 pontos.
Ainda no mesmo dia, o Ferroviário da Beira em sétimo lugar, com 14 pontos, recebe o homónimo de Maputo, que ocupa o terceiro lugar com 18 pontos. No Estádio 25 de Junho, o Ferroviário de Nampula, com 17 pontos, protagoniza o “derby” local diante do seu homónimo de Nacala, que soma 13 pontos.
Entre os concorrentes que seguem na parte baixa da tabela classificativa, o animado Incomáti, depois do empate a meio da semana na Beira, recebe o também motivado Ferroviário de Lichinga. Na última ronda, a equipa da província de Niassa foi ganhar em casa do Ferroviário de Nacala, estando, por isso, em quinto lugar, com 17 pontos.
Finalmente, no duelo dos aflitos, em Quelimane, o Matchedje de Mocuba, que ganhou pela primeira vez no passado domingo, na recepção à AD Vilankulo (2-1), tem a visita da Liga Desportiva de Maputo. As duas equipas estão nos dois últimos lugares da classificação, ainda que empatados (seis pontos).