A Selecção Nacional de Futebol Sub-23 recebeu e goleou a sua congénere das Maurícias por 3-0, em desafio a contar para a primeira “mão” da primeira eliminatória de apuramento à fase final do Campeonato Africano da categoria a ter lugar próximo ano no Marrocos.
O combinado nacional entrou melhor no jogo e logo na passagem do minuto 14, Gaby, apontou o primeiro tento da partida.
O segundo golo surgiu na sequência de uma jogada de inspiração de Gianluca, que aos 32’ arrancou a bola no meio campo e conduziu a bola a entrada da grande área e driblou dois defesas e rematou para o fundo das redes, fazendo assim o 2-0, resultado que prevaleceu ao intervalo.
Na segunda parte a equipa de todos nós voltou a estar em cima do adversário, mas o lances só não resultaram em golo. Entretanto, o tento que viria a tranquilizar os pupilos de Chiquinho Conde foi apontado aos 84’, numa jogada em que o árbitro assinalou uma grande penalidade a favor de Moçambique. Chamado a cobrar, Gianluca chuta para a defesa do guarda-redes das Maurícias e, na sequência, o avançado moçambicano cruza para Zidane celar o marcador e, assim, garantir praticamente a eliminatória.
Moçambique volta a defrontar Maurícias no próximo dia 29 deste mês. Refira-se que o vencedor da eliminatória vai encarar o Gana na próxima fase. Os dois primeiros classificados do CAN 2023 qualificam-se aos Jogos Olímpicos de Paris 2024.