Jornal Desafio
DESTAQUE » Das lições do “prof” Matine ao pódio no torneio COSAfA
COSAFA

Das lições do “prof” Matine ao pódio no torneio COSAfA

Moçambique ganhou respeito, dignidade, soube impor-se e tornou-se vice-campeã da África Austral, após perder na final para a Zâmbia por 2-0, no Torneio Sub-17 do bloco dos países do Conselho das Associações de Futebol da África Austral (COSAFA), que teve lugar na cidade de Blantyre, Malawi, de 11 a 20 de Outubro do ano corrente.

Tudo isto não foi obra de mero acaso. Coincidência ou não, o facto é que o engenheiro desta faça-nha tem nome: Victor José Matine, ou melhor, Professor Matine. Sim, Matine alcançou o feito de Marti-nho Fernandes, outro professor, que em 1994 cometeu a proeza de conduzir a selecção da categoria à conquista de uma medalha de prata e uma honrosa presença no Campeonato Africano das Nações (CAN). Coincidência ou não, o certo é que dois professores fo-ram responsáveis por acto notável que resgatou alguma confiança e auto-estima do futebol nacional. É obra!

No ano passado, quando assumiu o comando técnico da Selecção Sub-20, Matine e os seus adjuntos terminaram a fase de grupos na segunda posição com cinco pontos, num grupo liderado pela Zâmbia. O combinado nacional só não chegou às meiasfinais porque dependia de terceiros. O desempenho dos Mambinhas foi um indicador claro que algo estava sendo feito e que havia algum caminho por percorrer.

Por: RAIMUNDO ZANDAMELA
FOTOS dA COSAFA
{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..