Fez um total de 414 minutos, dos quais logrou marcar cinco golos, quatro deles apontados num só jogo (Lesotho), na terceira e última jornada da fase de grupos do Campeonato Sub-17 do Conselho das Associações de Futebol da África Austral (COSAFA), que teve lugar na cidade de Blantyre, em Malawi, no mês passado. Foi no referido jogo que Simon Pita Cipriano, artilheiro de 16 anos de idade ao serviço do Grupo Desportivo de Maputo (GDM) arrecadou o prémio de “Man of the Match” (homem do jogo).
Até à data da final, onde Moçambique perdeu para a Zâmbia por 2-0, Simon liderava de forma isolada a lista dos melhores marcadores (com cinco golos), o que pressupõe dizer que o recorde acabou sendo alcançado por Valdemiro Domingos (Angola) e Rickson Ng ́ambi (Zâmbia), facto que obrigou a organização a ter de atribuir aos três jogadores a “bota de ouro”.
Ainda assim Simon destacou-se por ter sido o único jogador até aqui, pelo menos no que a esta categoria diz respeito, cometeu a proeza de marcar quatro golos numa só partida, igualando ao feito alcançado por Adelino (Muna), ex-jogador do Matchedje e da e da Selecção Nacional de Futebol de Moçambique, que também marcou quatro golos num só jogo.