A Federação Moçambicana de Patinagem (FMP) está no terreno neste momento em busca de apoios para viabilizar a participação da Selecção Nacional de hóquei em patins no Campeonato do Mundo, que vai decorrer em San Juan, Argentina, de 7 a 13 de Novembro próximo.
De acordo com o presidente da FMP, Eneas Monteiro Comiche, que falava na noite desta quarta-feira, numa conferência de imprensa, que tinha como finalidade apresentar o novo seleccionador (Jorge Oliveira) e dar a conhecer o ponto de situação dos preparativos para o “Mundial”, lançou um apelo ao Governo, empresariado local (pequenas, médias e grandes empresas), amigos da patinagem e pessoas de boa vontade à prestarem o seu apoio.
“Estamos neste momento à procura de apoios. Temos algumas promessas apenas, mas ainda nada de concreto. Diria que ainda estamos longe de atingir os 9.100 milhões de meticais, valor mínimo orçado para viabilizar a nossa participação no Mundial e antes disso fazermos um estágio em Portugal, que é fundamental, pois é lá onde os hoquistas locais irão se juntar com os luso-moçambicanos. Toda esta operação acarreta custos, que vão desde as passagens, aos alojamentos, alimentação, transporte nos locais e outras despesas que implicam uma particular desta dimensão”, disse, salientado que por outro lado esta é um oportunidade para as empresas aparecerem e exporem as suas marcas num evento de magnitude planetária.
Na “campanha” de angariação de verbas , Eneas Monteiro assegurou ter já colectado, perto de 1 milhão de meticais, valor, cujo uma parte foi gasto com a passagem para a vinda do novo Seleccionador Nacional (Jorge Oliveira) e tem sido aplicado nos trabalhos da Selecção.
De seguida, foi apresentado publicamente o novo Seleccionador Nacional, Jorge Oliveira, que já trabalha há cerca de três semanas.
O experiente treinador português fez um balanço positivo do período que está à frente da equipa nacional, deixando elogios aos jogadores. “Para quem estava há quase três anos sem patins, estão portar-se muito bem. Tem evoluído muito e há realmente jogadores que podem vir a tornar-se em muito bons hoquistas. Cinco, dois guarda-redes e três jogadores de campo irão ao Mundial, mas antes juntar-se-ão aos sete que estão a jogar em Portugal”, disse.
Refira-se que no Mundial, Moçambique estará no Grupo “B” com Angola, Espanha e Argentina. O Grupo “A” é composto por Portugal, França, Itália e Chile.