As exigências de participação nos campeonatos nacionais de futebol da I e II divisões serão cada vez maiores nos próximos anos, conforme garantiu ao desafio o director técnico da Federação Moçambicana de Futebol, José Arnaldo Salvado.
O técnico respondia à nossa solicitação para avaliar o decurso do campeonato provincial e também a exclusão de determinados clubes na fase regional que arranca no fim-de-semana devido a irregularidades.
“Infelizmente tivemos equipas que participaram, mas que, em termos de legalização, não cumpriram com o que a federação pretende. Desde o início da época que se está a insistir nesse aspecto, sobre a inscrição atempada dos atletas no sistema FIFA Connect. Por essa razão, algumas equipas, que desportivamente e em campo se apuraram, não vão estar presente na fase de apuramento final e outras que também não cumpriram com questões relacionadas com o licenciamento a nível provincial que é bastante simples. Compete também às associações provinciais a responsabilidade nesses assuntos, junto dos seus filiados e, claramente, a maior responsabilidade aos dirigentes destes clubes, que não prestam atenção destas questões”, explicou.