É já na sexta-feira, dia 21 de Outubro, que a bola começa a rolar na Arena de Vilankulo, palco que acolhe o Campeonato Africano de Futebol de Praia, um marco histórico no desporto nacional. Caberá à Selecção Nacional, vice-campeã africana, fazer as honras de abertura, perante um campo lotado, 1200 espectadores, defrontando o Malawi na primeira jornada do Grupo “A”, que ficou reduzido a três equipas devido à desistência da Nigéria.
Será a primeira vez que Moçambique e Malawi defrontam-se num jogo de futebol de praia. Quis o destino que fosse na abertura de um “Africano” e, para felicidade da nação moçambicana, numa altura em que o futebol de praia vive o seu melhor momento. A equipa nacional passou daquele conjunto modesto que entrava para “distribuir” pontos ou para ganhar experiência ao que luta agora pela conquista do título.
Começar por vencer o Malawi, única equipa que fará a sua estreia no CAN, é imperioso para o combinado nacional iniciar a trilhar o caminho do sucesso, que tem como objetivo arrebatar o título que perdeu para o Senegal por 4-1, em Maio de 2021.