O Royal AM, do jogador internacional moçambicano, Dominguez, disputa o “play-off” de acesso à fase de grupos da Taça CAF diante do gigante TP Mazembe, segundo anunciou o expoente máximo do futebol africano.
O jogo da primeira “mão” será em Lubumbashi, a capital e a maior cidade da província do Alto Catanga, na República Democrática do Congo, no dia 2 de Novembro. Uma semana depois (9), as duas equipas decidem a eliminatória em Durban, capital da província de KwaZulu-Natal e terceira maior cidade da África do Sul, depois de Joanesburgo e Cidade do Cabo.
Para marcarem encontro entre ambos, o Royal AM afastou, na segunda eliminatória de acesso à fase de grupos da Taça CAF, o Zesco United da Zâmbia, com o agregado de 1-1, fruto do empate a um golo, no sábado, em Ndola, depois do 0-0 em Durban. O TP Mazembe, por sua vez, chega frustrado por ter sido afastado do acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, ao perder no desempate através da marca de grandes penalidades com o Vipers SC, do Uganda, por 4-2, depois do empate (0-0) no final dos dois jogos.
Um dos gigantes do futebol africano e que tem uma enorme história de sucesso, o TP Mezembe foi 19 vezes campeão nacional da RD Congo, conquistou por cinco e três vezes a Taça e a Supertaça do RD Congo, respectivamente. No plano continental, foi campeão africano por cinco vezes (1967, 1968, 2009, 2010 e 2015), por duas vezes venceu a Taça CAF (2016 e 2017), conquistou, por uma ocasião, a extinta Taça dos Vencedores das Taças de África (1980) e, por três situações ergueu a Supertaça da CAF (2010, 2011 e 2016).
No plano mundial, em 2010, foi vice-campeão no Mundial de Clubes da FIFA, perdendo na final frente ao Inter de Milão (Itália) por 3-0.