As selecções de Moçambique, Marrocos, Malawi e Senegal efectuaram hoje o último treino de preparação e adaptação do piso, na Arena de Vilankulo, local que acolherá a 11.ª edição do Campeonato Africano de Futebol de Praia, que arranca amanhã, sexta-feira, devendo terminar no dia 28 de Outubro corrente.
O momento serviu para as equipas afinarem as suas máquinas e acertarem os detalhes necessários para um bom arranque.
A população residente na cidade de Vilankulo começa a sentir o futebol de praia a correr nas veias e a paixão pela modalidade aumenta, o que não deixa de ser positivo, na medida em que o público jogará um papel importante para tornar possível a realização deste evento histórico para Moçambique.
Moçambique, anfitrião e vice-campeão africano foi a primeira equipa a entrar em campo, tendo realizado a primeira sessão de treino com 15 jogadores eleitos por Abineiro Ussaca, técnico principal da equipa.
Os “Guerreiros da Praia” irão fazer as honras de abertura, perante um campo lotado, 1200 espectadores, defrontando o Malawi na primeira jornada do Grupo “A”, que ficou reduzido a três equipas devido à desistência da Nigéria. A palavra de ordem da turma moçambicana é vencer.
Entretanto, a mesma motivação é partilhada pelo treinador da Selecção do Malawi, Willy Kumilambe, que também assume o desejo de vencer na sua estreia. Mesmo debaixo do sol escaldante que se fez sentir, os “Flames” não se abalaram e prometeram vitória.
Por conseguinte, Marrocos foi a terceira equipa a testar as areias quentes do Arena Vilankulo. Oumar Ngalla Sylla, que assume o comando técnico da equipa, incidiu a sua preparação priorizando os aspectos físicos dos seus atletas. O Marrocos realiza o seu primeiro jogo diante de Moçambique, domingo, às 17:30horas.
A última equipa a entrar em cena foi o campeão em título, Senegal, que amanhã terá pela frente a sua similar do Uganda, em jogo a contar para o Grupo “B”, onde está Madagáscar e Egipto.