A 45.ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol, em seniores masculinos, arranca amanhã e prolonga-se até 18 de Novembro, com todos os jogos previstos para o pavilhão do Maxaquene, na cidade de Maputo.
No total, estarão em acção oito equipas de três províncias e, ainda, a cidade de Maputo, região mais representada na competição, com metade dos participantes.
A capital do país conta com o Ferroviário de Maputo, Costa do Sol e Maxaquene, respectivamente vice-campeão, terceiro e quarto classificados da última edição e, ainda, pela A Politécnica, apurado como vencedor da “poule” da zona sul do país, disputada na cidade de Inhambane, província do mesmo nome, entre os dias 14 e 16 de Outubro.
O Ferroviário da Beira, vencedor da última edição, disputada em Abril, representa a província de Sofala, enquanto que o Sporting de Quelimane, estreante na Liga Mozal, faz a vez da província da Zambézia por via da vitória na “poule” da zona centro do país.
Finalmente, a província de Nampula tem dois representantes, nomeadamente a União Juvenil de Napipine, que transita da última edição por ter ocupado o quinto e último lugar que vale a manutenção, e o Ferroviário de Nampula, vencedor da “poule” da zona norte.