Na tarde de sábado viveu-se no país vizinho (África do Sul) uma verdadeira festa do futebol. O espectáculo e emoção tomou conta do Soweto e não era para menos, afinal no Soccer City encontravam-se os eternos rivais e vizinhos, o Orlando Pirates e o Kaizer Chiefs de Edmilson e foi com as bancadas totalmente preenchidas (87.500 espectadores) que o internacional moçambicano fez a festa, graças ao golo apontado por Yusuf Maart aos 74 minutos. Diga-se de passagem, um grande golo de Maart, que curiosamente passou pelo Orland Pirates, antes de em meados deste ano ter se mudado para os “Amakhosi”. Aliás, o golo foi amplamente aplaudido pelos dois treinadores e pelos adeptos como um dos mais bonitos neste derby do Soweto que tem já 52 anos de história.
Ao vencer o Pirates, o Chiefs, que teve Edmilson a jogar no centro da defesa durante os 90 minutos, fez com que ascendesse ao terceiro lugar em troca com o seu arqui-rival. Contudo, continua a sete pontos do líder e actual campeão Mamelodi Sundowns, que venceu por 3 -0, fora de casa ao Royal AM de Dominguez, numa partida disputada em Durban após o clássico.
Numa partida em que Dominguez alinhou a titular, Maema colocou o Sundowns na frente no último minuto da primeira parte. Na etapa complementar foi Cassius Mailula e Surprise Ralani a selarem o triunfo.
O Royal ocupa a nona posição com 16 pontos.