Bento Tomás Navesse, treinador de base de atletismo e instrutor na Federação Internacional de Futebol (FIFA) e da Confederação Africana de Futebol (CAF), é formado em Educação Física pela Universidade Pedagógica e Atletismo pelo Clube Ferroviário de Maputo. Participou como atleta em vários clubes, nomeadamente Ferroviário de Maputo, Matchedje e Desportivo de Maputo. Foi o primeiro moçambicano a vencer a medalha de ouro à nível da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Ao notar que o atletismo não era sustentável decidiu tornar-se treinador de futebol. No entanto, a paixão pelo atletismo fez com que Bento abrisse um clube de atletismo no bairro de Bagamoio, cidade de Maputo.
Mais tarde é convidado para ser instrutor de árbitros, isto, à nível da zona Sul do país. Entretanto, não fazia parte da Comissão Nacional dos Árbitros de Futebol (CNAF). Passado algum tempo, a FIFA veio a Moçambique para formar árbitros de futebol e durante a formação não passou despercebido o talento do Bento. Daí surge o convite para participar numa formação da FIFA que iria decorrer na Espanha. Não pensou duas vezes em aceder ao convite. Pela sua capacidade e competência, foi indicado para integrar o último nível das categorias existentes na formação. No entanto, por motivos alheios à sua vontade não foi possível viajar para Espanha.