A equipa feminina do Ferroviário de Maputo sagrou-se na noite de ontem campeão da cidade de Maputo em basquetebol, após vencer, na noite de ontem, o Costa do Sol por 55-45, no Pavilhão da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), no segundo jogo da final do “play-off” à melhor de três. No primeiro jogo, as “locomotivas” haviam vencido por 58-34.
Ontem, o Costa do Sol estava proibido de perder e até teve uma boa entrada, ganhando o primeiro quarto por significativos 12 pontos de diferença (17-5).
No segundo, as meninas de Nazir Salé foram imensas, ganhando por 21-5, uma diferença de 16 pontos que permitiu que saíssem ao intervalo com uma vantagem de quatro pontos (26-22).
O decisivo quarto das campeãs foi disputado taco-a-taco, bola-a-bola, com o Costa do Sol a forçar reentrar no jogo e na decisão do campeonato, ganhando aqui por 20-12, uma diferença de oito pontos que fez com que recuperasse os quatro pontos com que perdia ao intervalo e passasse novamente para frente do marcador (42-38).
Mas no quarto período a equipa orientada por Leonel Manhique eclipsou e marcou apenas três pontos.
Num jogo de nervos, à medida que o tempo ia passando, o Ferroviário ia se distanciando do Costa do Sol, muito à custa da excelente prestação da base Sílvia Veloso que a 2.32 minutos por jogar, marcou dois triplos seguidos e colocou o resultado largo para o Ferroviário de Maputo (54-45).
No tempo restante as “locomotivas” geriram a vantagem de nove pontos, enquanto as “canarinhas” desesperavam nos triplos que não caíam. O resultado final ficou em 55-45, com o clube “verde-e-branco” a recuperar um título que perdeu em 2021 para este mesmo adversário.