Foi sábado lançada, em Palma, província de Cabo Delgado, a iniciativa de massificação de basquetebol na província e não só. Trata-se de um projecto financiado pela petrolífera francesa Total e que resulta da aproximação entre a Secretaria de Estado do Desporto (SED) e aquela empresa e que culminou com a assinatura de um memorando de entendimento entre as partes, em Palma, concretamente na Escola Primária Completa da Vila de Quetunda.
Para a prossecução do projecto, a Total vai investir 1.270.000 dólares norte-americanos que, para além da massificação, serão aplicados para a formação, compra de equipamentos, bolas e reabilitação de alguns campos dos distritos de Palma e Mocimboa da Praia.
Parte do montante será destinado ao basquetebol sénior feminino, nomeadamente o financiamento à selecção nacional da categoria para o alcance dos resultados em competições internacionais.
O projecto terá, nesta primeira fase, a duração de três anos e vai abranger 600 crianças de ambos sexos de Palma, Mocimboa da Praia e Pemba, em Cabo Delgado, mais Maputo, sendo que 150 petizes beneficiarão da iniciativa em cada um desses pontos.