Geralmente, quando são captadas e difundidas imagens de eventos extremos como ciclones, furacões, acidentes de viação entre outras ocorrências negativas que resultam em tragédias chama-se atenção a pessoas sensíveis para que, se possível, evitem contemplá-las.
São comummente imagens deprimentes, arrepiantes e que causam náuseas, pela dor que transmitem às pessoas. Há 20 anos, o país desportivo parou e celebrou um dos grandes acontecimentos, sobretudo, para o desporto nacional. A transformação das instalações do então arruinado Clube da Namaacha em Academia de formação de jogadores de futebol, a famosa Academia Mário Esteves Coluna, na Vila da Namaacha que até fez correr o então presidente da FIFA, Joseph Blatter , de Zurique até Maputo para a pomposa inauguração.
A infra-estrutura foi remodelada e passou a ter condições de top para uma academia, sobretudo, num país parco em infra-estruturas desportivas e onde a formação de atletas no verdadeiro sentido é quase nula. Foram cerca de um milhão de dólares gasto no âmbito do Projecto Golo da FIFA e por cerca de 10 anos houve uma espécie de academia que resultou na formação de cerca de dezena de jogadores, sem que nenhum deles tenha atingido altos patamares.