Jornal Desafio
DESTAQUE » CONSEGUIMOS TIRAR O TÉNIS DO MARASMO
TÉNIS

CONSEGUIMOS TIRAR O TÉNIS DO MARASMO

O antigo presidente da Federação Moçambicana de Ténis (FMT), Valige Tauabo, diz ter deixado o ténis moçambicano numa base que lhe permite dar um salto para altos voos, depois de uma fase turbulenta em que a modalidade esteve praticamente paralisada.

Eleito pela primeira vez em Maio de 2010, Valige Tauabo presidiu a FMT até Dezembro do ano passado, depois de ter sido reeleito em Dezembro de 2014 para um mandato que cessaria em Janeiro de 2019.

Mas uma missão política movimentou-lhe no mesmo mês de Maputo para Palma, em Cabo Delgado, onde exerceu o cargo de administrador distrital, facto que forçou o prolongamento do seu mandato até 20 de Dezembro último, dia em que se realizou a Assembleia-Geral que culminou com a eleição de Jonas Júnior, por sinal presidente de continuidade.

No momento de balanço de nove anos à frente da FMT, Valige Tauabo manifestou-se orgulhoso pelo facto ter conseguido tirar o ténis moçambicano do marasmo em que se encontrava quando assumiu pela primeira vez o cargo.

A saída forçada do então presidente da FMT Arão Nhancale, em 2008, também para uma missão política, deixou o ténis numa situação de abandono sem suporte financeiro do Governo; isto porque a federação estava numa situação ilegal; apoio dos organismos desportivos internacionais, nomeadamente a Federação Internacional (ITF na sigla inglesa) e a Confederação Africana da modalidade (CAT).

Por: Salvador Nhantumbo
{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..