Jornal Desafio
DESTAQUE » MATCHEDJE COM LIÇÕES BEM ESTUDADAS PARA MOÇAMBOLA
REPORTAGEM

MATCHEDJE COM LIÇÕES BEM ESTUDADAS PARA MOÇAMBOLA

O Clube Desportivo Matchedje de Maputo regressa ao Moçambola 10 anos depois e com lições bem estudadas para evitar o sobe-e-desce que tem vindo a caracterizar a sua trajectória no Campeonato Nacional de futebol, logo depois da década 90, com a introdução da economia de mercado, que culminou na maioria dos casos com a ruptura do financiamento que algumas instituições e empresas do Estado prestavam a algumas colectividades e que era a base do seu suporte.

O Matchedje é um dos poucos clubes que ainda estão integrados às instituições do Estado e que continua a receber, embora não com a mesma dimensão que os anos anteriores à década 90, o financiamento do Ministério da Defesa Nacional (MDN) para as suas actividades.

Em virtude das limitações financeiras derivadas dessa mudança e agravadas com a actual conjectura económica nacional e internacional, a direcção do Matchedje, que tem como presidente Patrício Canda, teve de recorrer a uma experiência anterior, embora num contexto bem diferente, nomeadamente a “militarização” ou integração nas fileiras militares da equipa sénior. Este processo culminou com o sucesso dos “militares” entre 1980 e 1990, período durante o qual conquistou os títulos nacionais (1987 e 1990) e ainda atingiram os quartos-de-final na então designada Taça dos Clubes Campeões Africanos, a actual Liga dos Campeões Africanos, em 1988, sob comando do ucraniano Viktor Bondarenko..

Leia mais…

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..