O árbitro internacional moçambicano, Celso Alvação, estreia-se amanhã no Campeonato Africano de Futebol para jogadores internos (CHAN-2022), como quarto árbitro no jogo que irá envolver as selecções do Gana e Sudão a disputar-se no Stade Chahid Hamlaoui, às 21:00 horas. Este desafio está inserido na segunda jornada do Grupo “C”.
Neste duelo, Alhadji Allaou (Chad) irá desempenhar as tarefas de árbitro principal, enquanto que os argelinos Abbes Akram e Brahim El Hamlaoui Sid Ali assumirão o papel de primeiro e segundo assistente, respectivamente.
Depois da entrada em falso dos “Black Stars” (alcunha da formação ganesa), após consentirem uma derrota frente a Madagáscar, os ganeses têm a obrigação de vencer o jogo de amanhã caso queiram permanecer na prova.
Vale lembrar que depois da desistência da selecção marroquina da competição por força do conflito político com a Argélia, após o encerramento do espaço aéreo entre os dois países em Setembro de 2021, este grupo ficou reduzido a três equipas, designadamente, Gana, Madagáscar e Sudão.
Alvação é o único árbitro moçambicano que participa neste evento, numa lista que comporta 52 juízes, dos quais 19 são principais, 21 assistentes e 12 árbitros de vídeo (VAR). Nesta edição regista-se um número significativo de mulheres (15) selecionadas.
Em Setembro e Novembro, Alvação e os demais colegas participaram no Cairo (Egipto) em várias accções de capacitação com vista à preparação para o CHAN.
Formado em Educação Física e Desportos pela Universidade Pedagógica da Maxixe, Alvação iniciou a apitar na COSAFA, no torneio de sub-17 realizado nas Maurícias, em 2017 e, de lá a esta parte, as suas aparições nestes eventos têm sido constantes.
Actualmente, trabalha nos serviços distrital de Educação Juventude e Tecnologia de Homoíne, Inhambane, na repartição da Cultura Juventude e Desporto.
Alvação foi, por sinal, o único a representar a classe nos países falantes da língua portuguesa, no Campeonato Africano das Nações (CAN) de sub-20, que teve lugar na Mauritânia em 2020, onde os “Mambinhas” estiveram presentes.