Jornal Desafio
DESTAQUE » CELSO ALVAÇÃO ESTREIA-SE AMANHÃ
CHAN

CELSO ALVAÇÃO ESTREIA-SE AMANHÃ

O árbitro internacional moçambicano, Celso Alvação, estreia-se amanhã no Campeonato Africano de Futebol para jogadores internos (CHAN-2022),  como quarto árbitro no jogo que irá envolver as selecções do Gana e Sudão a disputar-se no Stade Chahid Hamlaoui, às 21:00 horas. Este desafio está inserido na segunda jornada do Grupo “C”.

Neste duelo, Alhadji Allaou (Chad) irá desempenhar as tarefas de árbitro principal, enquanto que os argelinos Abbes Akram e Brahim El Hamlaoui Sid Ali assumirão o papel de primeiro e segundo assistente, respectivamente.

Depois da entrada em falso dos “Black Stars” (alcunha da formação ganesa), após consentirem uma derrota frente a Madagáscar, os ganeses têm a obrigação de vencer o jogo de amanhã caso queiram permanecer na prova.

Vale lembrar que depois da desistência da selecção marroquina da competição por força do conflito político com a Argélia, após o encerramento do espaço aéreo entre os dois países em Setembro de 2021, este grupo ficou reduzido a três equipas, designadamente, Gana, Madagáscar e Sudão.   

Alvação é o único árbitro moçambicano que participa neste evento, numa lista que comporta 52 juízes, dos quais 19 são principais, 21 assistentes e 12 árbitros de vídeo (VAR). Nesta edição regista-se um número significativo de mulheres (15) selecionadas.

Em Setembro e Novembro, Alvação e os demais colegas participaram no Cairo (Egipto) em várias accções de capacitação com vista à preparação para o CHAN.

Formado em Educação Física e Desportos pela Universidade Pedagógica da Maxixe, Alvação iniciou a apitar na COSAFA, no torneio de sub-17 realizado nas Maurícias, em 2017 e, de lá a esta parte, as suas aparições nestes eventos têm sido constantes.

Actualmente, trabalha nos serviços distrital de Educação Juventude e Tecnologia de Homoíne, Inhambane,  na repartição da Cultura Juventude e Desporto.

Alvação foi, por sinal, o único a representar a classe nos países falantes da língua portuguesa, no Campeonato Africano das Nações (CAN) de sub-20, que teve lugar na Mauritânia em 2020, onde os “Mambinhas” estiveram presentes.

Leia mais…

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..