Jornal Desafio
DESTAQUE » GITO FOCOU-SE NA BALIZA SEM DESCARTAR A CARTEIRA
ROSTOS & RASTOS

GITO FOCOU-SE NA BALIZA SEM DESCARTAR A CARTEIRA

Chama-se Luís Assamo. Popularizou-se no futebol com o diminutivo Gito. Não se sabe por que carga de água o Júnior não entra no seu nome, tendo um pai que também se chamava Luís Assamo. Do ventre da sua mãe, Evangelina Júlio Muchanga, Gito aparece como o quarto entre 10 irmãos, nomeadamente Eva, João, Rosinha, Amália (falecida), Cidália, Júlio, Fernando, Romeu e Gentil.

Cresceu no bairro da Urbanização, no meio de craques como Sitoe, Dover, Nicolau, Doença, Félix Cossa, entre outros, que aguçaram o seu gosto pelo futebol. Mas foram “keepers” como Brassard, Carlos, Napoleão, do Ferroviário, que o inspiraram a ser um grande guarda-redes de qualidades suficientes para cativar a atenção do Estrela Vermelha, em 1981.

Gito teve passagens pelas selecções nacionais de sub-20, de esperanças, e espreitou a principal. Nesta última discutiria o lugar com os colossos Nuro Americano e Filipe Chissequere, mas uma enfermidade impediu-lhe de defrontar o Zimbabwe. Vicissitudes de vária ordem não permitiram que voltasse a ser convocado até ao término da carreira, em 1994, ao serviço da Académica.

É funcionário do Standard Bank, onde entrou em 1997. Fez o Instituto de Formação Técnica Bancária por três anos. Licenciou-se em Direito. Tem cinco filhos (Ivo, Rosário Cidália, Epifânia e Luís) e é avô de quatro netos.

Aos 58 anos nega perder o foco. Ao lado da sua esposa, Natália Edviges, está presentemente empenhado em desenvolver projectos que lhes permitam usufruir de uma velhice tranquila.

Leia mais…

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..