Jornal Desafio
DESTAQUE » ASSUMO O FRACASSO!
REPORTAGEM

ASSUMO O FRACASSO!

O afastamento pre-coce da Selecção Nacional de fut-sal na 6.ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN), que vinha decorrendo em Laayoune, Marrocos, desde o passado dia 28 de Janeiro, tendo o seu epílogo a 7 de Fevereiro do ano corrente, deixou Moçambique mui-to aquém das expectativas. Contudo, o técnico nacional Naymo Abdul e os seus joga-dores, para além de reconhe-cerem o desaire, explicam também os motivos do afas-tamento.

Depois de ter conquistado a medalha de bronze no ano passado, a performance do combinado nacional esteve muito abaixo daquilo que é o seu real valor. Moçambique terminou a fase de grupos sem conhecer o sabor da vi-tória.

A Selecção Nacional apre-sentou-se no CAN com um grupo de seis atletas que tran-sitaram da equipa que dispu-tou o Mundial da Colômbia. Os oito despontaram nas úl-timas épocas, granjeando a confiança da equipa técnica. Depois de perder para Angola (7-4) e Guiné-Conacri (7-3), o “cinco” nacional voltou a consentir mais uma derrota diante do Egipto (4-3), vice–campeão africano.

No histórico entre Mo-çambique e Egipto regista-se uma vitória, igual número de derrota e empate. Foi curio-samente no ano em que foi estatuída a então Comissão Nacional de Futsal e que tam-bém nos sagramos vice-campeões africanos (2004). Na ocasião, apurava-se apenas uma equipa. No jogo da pri-meira “mão”, Moçambique perdeu por 10-2 no Cairo. Em Maputo ganhámos 5-3.

Naymo Abdul, técnico da Selecção Nacional, que co-meteu a façanha de qualificar pela primeira vez o país para um Campeonato Mundial da categoria em 2016, anun-ciou, em Laayoune, ao vice–presidente para a área das Selecções Nacionais, Paíto Mucuana, o desejo de deixar o seu cargo à disposição, em virtude desta prestação.

– “Assumo todas as res-ponsabilidades pelo fracas-so. Peço desculpas ao povo moçambicano, em geral, e à direcção da Federação Mo-çambicana de Futebol (FMF) e aos amantes de futsal, em particular, por não ter al-cançado os objectivos pré–estabelecidos. Deixo o meu lugar à disposição, mas saio com o sentimento de missão cumprida, porque neste pe-ríodo de 4 anos consegui, em parceria com os meus colegas da equipa técnica (Inácio, Canhoto e Nadir), médicos (Dr. Calú e Solomone) “sta-ff” e jogadores, alcançar um feito histórico e inédito, que foi a qualificação para o Cam-peonato do Mundo de futsal. Agradeço de forma reiterada à FMF pela confiança e pelo apoio logístico fornecido ao longo da fase de preparação”, desabafa Naymo Abdul.

Por: RAIMUNDO ZANDAMELA, EM LAAYOUNE
raimundo.zandamela@snoticias.co.mz
Fotos da CAF.COM

{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..