O fim-de-semana poderia ser só de boas recordações para os futebolistas moçambicanos a actuarem no estrangeiro, não fosse a lesão de Reinildo e a derrota do Chaves de Bruno Langa. De resto, a ronda foi “imbatível ” para as equipas onde alinham os internacionais moçambicanos e até de estreias, isto porque Geny Catamo fez o seu primeiro jogo a titular no Marítimo no dia em que os madeirenses deixaram finalmente a zona de despromoção.
O “filme” da prestação dos moçambicanos pelo estrangeiro pode começar a ser contado por essa ascensão do Marítimo, que ao bater, em casa, o Santa Clara, por 3-1, subiu da 17.ª para a 16.ª posição, passando a somar 16 pontos, por troca precisamente com a equipa açoriana.
Gabriel Silva deu vantagem ao Santa Clara, aos 18 minutos, mas um auto-golo de Boateng, aos 61, e golos do brasileiro Cláudio Winck, aos 72, na conversão de uma grande penalidade, e do peruano Percy Liza, aos 78, deram a vitória aos madeirenses, após quatro derrotas seguidas.
Com este triunfo, o quarto no campeonato, o Marítimo deixou, pela primeira vez na época, os lugares de descida directa e passou a estar no lugar de play-off de permanência e descida, com 16 pontos.
Além de Geny Catamo, que foi substituído aos 62 minutos, Zainadine Jr também foi titular, tendo o defesa central alinhado todo jogo.