Os hoquistas aguardam ávidos o regresso pela competições internas que decorrem sobre a égide da Associação de Patinagem da Cidade de Maputo (APCM) e tudo leva a crer que o fim desse “jejum”, que dura há sensivelmente três anos, está para breve. O mês de Março deve marcar o fim dessa longa paragem com a realização do Torneio de Abertura, prova que normalmente marca o início da época.
O pavilhão do Estrela, conhecido como a “catedral do hóquei”, será palco das inúmeras actividades que irão marcar a modalidade ao longo do ano. A disponibilidade de um recinto para o hóquei era o grande entrave para o início das competições, uma situação, felizmente, já ultrapassada, visto que a direcção do Estrela Vermelha, clube que tem sempre dado apoio incondicional à modalidade, ter dado o sinal verde para utilização do seu pavilhão.
Para responder às exigências da competição, as equipas já começaram a trabalhar. O Desportivo, actual campeão da cidade, é que está a treinar a mais tempo. Desde o ano passado que os hoquistas estão a treinar com sessões bidiárias ao longo da semana, as segundas e quartas-feiras, enquanto os mais novos treinaram nas manhãs de sábado. De acordo com Bruno Pimentel, figura proeminente do hóquei dos “alvi-negros”, os atletas estão preparados para competição. O mesmo que dizer que se a bolinha começasse a rolar hoje, a equipa estaria pronta para entrar em campo e dar o seu melhor.