Sessenta xadrezistas de todas as províncias do país, divididos por todos escalões em ambos sexos, participam a partir de hoje até domingo, no Campeonato Nacional de Xadrez, cuja abertura e encerramento será no Auditório Ferdinand Wilson, na cidade de Maputo.
Entretanto, a fase regular terá lugar nas instalações do A Politécnica, com a participação de Ilídio Chunguane (campeão regional) e Celso Manjate (vice-campeão), ambos da cidade de Maputo; na zona Centro, Izidine Gafar (campeão) e Wilton Calicoca (vice-campeão), respectivamente da Zambézia e Sofala; na região Norte, Alex Laitoni Gefu (campeão) e Bernabe Chizoma (vice-campeão), de Cabo Delgado e Niassa. Hamid Gulamo, de Inhambane, vai participar como convidado.
Em seniores femininos, Sheila Sitoe (campeã) e Katina Efentakis (vice-campeã), Maputo província; Nuzela Zacarias e Vilma Cardoso, ambas de Manica.
Na zona Norte não houve participação de seniores femininos nos campeonatos regionais. Enquanto isto, Chineva Rufino (Tete) e Ana Malenda (cidade de Maputo) participarão como convidadas.
Um dia antes do fim do campeonato, os xadrezistas e dirigentes da FMX vão receber, no pavilhão d’A Politécnica, o mestre nacional da Argélia, Yala Layes.
O mestre argelino fará partidas simultâneas de xadrez com cerca de 100 xadrezistas, prevendo uma autêntica festa da modalidade.
Salientar que o “Nacional”, que foi antecedido de campeonatos regionais, deveria ter sido realizado em Dezembro, o que não aconteceu devido a problemas logísticos.
DESTAQUE » ARRANCA HOJE “NACIONAL” DE XADREZ
Artigo anterior
Artigo a seguir
Artigos relacionados:
Carregando....