Faltam 473 dias para o início do maior evento desportivo do mundo, os Jogos Olímpicos, cuja a 33.ª edição terá lugar na capital francesa, Paris, de 26 de Julho a 11 de Agosto de 2024. A saga para garantir uma vaga em Paris estará particularmente agitada no presente ano com os atletas a digladiarem-se nos mais variados torneios de qualificação, sendo que as atenções viram-se claro para o que os moçambicanos, sobretudo os beneficiam da Bolsa Olímpica (é neles onde estão depositadas as maiores esperanças) poderão fazer.
Dentre os nove bolseiros, nomeadamente Alcinda Panguana e Rady Gramane (Boxe), Deyse Nhaquila, Denise Parruque, Maria Machava (Vela), Joaquim Lobo (Canoagem), Kevin Loforte (Judo), Creve Machava (Atletismo) e Matthew Lawrence (Natação), as pugilistas são as que estão mais perto por tudo que têm feito nos últimos tempos.
Alcinda Panguana e Rady Gramane, ambas nº 1 do ranking Africano e segunda e quinta classificada, respectivamente, a nível mundial, saíram medalhadas num Torneio Internacional realizado em Marrocos, em Fevereiro. No “Mundial” em Março, realizado na Índia, não passaram dos quartos-de-final. Não foi a participação que se esperava, mas mesmo assim continuam a dar garantias que podem carimbar o passaporte para a capital francesa em Agosto no Dakar, Senegal, onde vai decorrer o Campeonato Africano.