Jornal Desafio
DESTAQUE » MABUIE ERA UM BAIXINHO COM RAÇA DE GIGANTE
ROSTOS & RASTOS

MABUIE ERA UM BAIXINHO COM RAÇA DE GIGANTE

Fruto da união com Felisberto Mateus Mabuie, a dona Elisa Geraldo Bila mostrou o céu e a terra a um rapaz a quem foi atribuído o nome de Alfredo Felisberto Mabuie, um génio do futebol que ao serviço do Maxaquene e da Selecção Nacional encantou infindáveis plateias com a cumplicidade mágica que tinha com a bola.

Seu pai teve 11 filhos com três mulheres. Mabuie – nascido a 30 de Agosto de 1973 – é o primeiro filho da extensa lista. A sua mãe é a primeira esposa, de cujo ventre mais tarde nasceram Carmina, Paulo, Azevedo e Nilza. Da segunda (Lucinda) juntaram-se Azarias, Cidália, Elcinha e Tininha. Por fim, a dona Genoveva acrescentou dois rapazes à prole, António e Adérito.

Os dias de glória de Mabuie no Maxaquene terminam em 2006, depois de ter ganho um campeonato nacional (2003) e três Taças de Moçambique (1995/96, 1998/99, 2000/01). Saiu com uma lágrima no canto do olho, quando Chiquinho Conde protagonizou uma vassourada inédita, que colocou na rua 17 jogadores.

Rumou ao Estrela Vermelha e mais tarde terminou a carreira na ex-Liga Muçulmana. A partir de 2009 abraçou a carreira de treinador, orientando os iniciados do seu clube de sempre. Foi subindo e agora é adjunto do seu colega Maló na equipa sénior.

Da união com Laurinda Manuel, ex-basquetebolista “tricolor”, Mabuie tornou-se pai de dois filhos, Felisberto (26 anos) e Manuel (21).

Leia mais…

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..