Jornal Desafio
DESTAQUE » NOVE ANOS DEPOIS, ZIMPETO AINDA NÃO TEM AUTONOMIA
REPORTAGEM

NOVE ANOS DEPOIS, ZIMPETO AINDA NÃO TEM AUTONOMIA

O dia 23 de Abril de 2011 continua marcado na memória colectiva dos moçambicanos. Nessa data cerca de 42 mil pessoas presenciaram a cerimónia de inauguração do maior empreendimento desportivo construído depois da independência no país, o Estádio Nacional do Zimpeto.

Volvidos nove anos após a abertura do majestoso empreendimento a questão da sua rentabilização ou no mínimo da autonomia para o seu pleno funcionamento continua longe do projectado. Isso faz com que até hoje o maior fardo seja suportado pelo Governo, que gere o Estádio Nacional do Zimpeto através do Fundo de Promoção Desportiva.

A construção do estádio, que foi o maior legado desportivo dos X Jogos Africanos de 2011, permitiu que se terminasse o jejum de cerca de vinte anos sem jogos nocturnos no país. Consta que o último realizado no período da noite no país datava de 1991.

Mas nem tudo tem sido um mar de rosa neste majestoso estádio de uma arquitectura moderna desde a sua inauguração. 

Construído pela empresa chinesa Anhui Foreign Economic Construction Group, no quadro dos acordos de cooperação entre os governos de Moçambique e da China, o Estádio Nacional de Zimpeto tem bancadas em três pisos (três anéis) e capacidade para 42 mil pessoas (10 mil em zona coberta) e ocupa uma área de 26 hectares, num total de 46 reservados para a construção de infra-estruturas.

A obra foi concluída em três anos, tendo a primeira pedra sido lançada a 22 de Abril de 2008 por David Simango, então ministro da Juventude e Desportos.

Por: Atanasio Zandamela
Fotos de Arquivo
{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..