POR: Leovigildo da Cruz
A trajetória de Jeremias Nhambire é um exemplo de inspiração e perseverança, talento e determinação. Nasceu a 8 de Janeiro de 2000, no bairro T3/Ndlavela, na província de Maputo, desde cedo mostrou paixão pelo futebol. Com seu estilo de jogo agressivo e inteligente, Jeremias destacou-se pela sua capacidade de antecipar jogadas e pelo seu forte senso de posicionamento em campo. Sua versatilidade tornou-o um jogador completo, capaz de jogar em diferentes posições tais como defesa-central, lateral-direito e médio-defensivo.
Aos nove anos, Jeremias começou a participar em campeonatos de descoberta de talentos “BEBEC” e chamava atenção pelo seu jeito de jogar e foi apelidado de “Mexer”, devido a sua habilidade de driblar facilmente os adversários mesmo actuando em posições defensivas. Alguns meses depois, “Mexer” foi convidado por alguns amigos para se juntar ao Costa do Sol.
“Comecei a jogar futebol profissional graças aos meus amigos que me incentivaram a ir treinar no Costa do Sol “B”, quando treinávamos treinos no bairro T3,” disse.
“Em 2014 jogava numa equipa provincial chamada Ngomane. Num dia fizemos um jogo de treino com a Liga Desportiva de Maputo e perdemos, mas tive uma boa prestação que depois fui assinar o contrato com o clube onde terminei a minha formação até aos seniores”, relatou.