Moçambique teve uma estreia avassaladora, ontem, no IHF- Challenge Trophy, Torneio Regional da Zona VI (África Austral) de andebol em Sub-19 e Sub-17 em femininos, ao derrotar a Seychelles em ambas as categorias.
Em Sub-19, a vitória do nosso país foi mais expressiva, por concludentes 48-12. A Seychelles não teve argumentos para contrariar o combinado nacional que mesmo sem muita rodagem, por conta da falta de competições internas na categoria, foi claramente superior.
Já em Sub-17 os números foram um tanto ou quanto nivelados, ou seja, Moçambique bateu a equipa insular por 24-18, seis golos de diferença.
Nesta categoria, para além de Moçambique e Seychelles faz parte também a anfitriã África do Sul que não jogou na primeira ronda devido ao número ímpar (três) de equipas.
Já em Sub-19, o grupo é composto por Moçambique , Seychelles, Malawi e Madagáscar.
Quer em Sub-17, quer em Sub-19, há dois grupos (A e B) com três e quatro selecções cada que irão jogar no sistema clássico de todos-contra-todos numa única volta.
Os dois primeiros de cada grupo apuram-se para as meias-finais.
São participantes desta competição que apura para a fase continental os seguintes países: África do Sul, Namíbia, Lesotho, Malawi, Moçambique, Seychelles, Madagáscar, Zâmbia e Zimbabwe.
À última hora, desistiram as delegações de Eswatini e do Botswana, cujas vagas foram preenchidas pelas Seychelles e Madagáscar, únicos países insulares na prova.