Jornal Desafio
DESTAQUE » BOBO “RACHA-LENHA” SAIU AOS SEUS E NÃO DEGENEROU
ROSTOS & RASTOS

BOBO “RACHA-LENHA” SAIU AOS SEUS E NÃO DEGENEROU

O futebol moçambicano já teve defesas durões e viris, casos de Tinga, Mandito e Lázaro (Maxaquene), Messias, Gito, Nelinho e Zé Augusto (Costa do Sol), Miguel e Bruno (Estrela Vermelha), Mabjaia, Fumo e Zabo (Ferroviário de Maputo), Boror (Textáfrica), Jerónimo e Panguana (Palmeiras), só para citar alguns exemplos. Nessa galeria, Bobo merece um lugar privilegiado, sem dúvidas.

Formou-se no Maxaquene, mas afirmou-se no Desportivo de Maputo, em 1995, como lateral-direito, ano em que o clube ganha o título de campeão nacional. Bobo era daqueles defesas que impunham respeito na zona. Duro e viril, mas sem maldade, como sempre defendeu, sempre que disputasse lances de um para um só tinha duas hipóteses. Ou ganhava ele ou então ganhava… ele.

Essa forma peculiar, espectacular e pouco comum de jogar foi herdada do seu progenitor. É que Bobo é filho do ex-jogador do Sporting de Lourenço Marques, que também se chamava Bobo, um outro destemido “racha-lenha” que fez furor no plantel leonino em finais dos anos 60.

Quem o conheceu diz que Bobo-pai tinha pernas de aço e era dotado duma força e entrega incríveis, o que fazia de si um jogador muito competitivo, cujos parceiros na defensiva dos “leões” eram geralmente Chong e Satar (a centrais) e Perico (à esquerda).

Isto para dizer que a virilidade, a vontade de ganhar, o não aceitar perder, o não virar a cara à luta e outras características profundamente vincadas na personalidade deste jogador que ia a todas com tudo não são fruto de mero acaso. É tudo uma questão de berço. Tal pai, tal filho!

Depois do Desportivo, o nosso entrevistado transferiu-se para o Ferroviário de Maputo em 1998, onde faz uma época e depois ruma para o Chingale. Aqui, ao cabo de duas épocas, decide pendurar as chuteiras.

Leia mais…

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..