A preparação para o primeiro torneio de boxe profissional em Moçambique está na recta final, com os detalhes sendo finalizados para o início da prova que poderá ser realizada na cidade de Maputo ou Matola, segundo avançou José Mahunguele, membro da Associação Moçambicana para o Desenvolvimento do Boxe Profissional (AMBP).

Em princípio, o primeiro torneio deveria acontecer a 16 de Junho corrente, mas questões sanitárias levaram a AMBP a adiar para o início do próximo mês.
É que, segundo explicou Mahunguele, a Associação deve contratar os serviços de uma clínica para testes da aptidão de saúde dos atletas, nomeadamente os imprescindíveis exames de hepatite e HIV & Sida, que sem os quais o pugilista não pode competir.
“Estamos à procura de uma clínica credível e ideal para as análises aos pugilista, principalmente para testes de hepatite e de HIV & Sida. Ninguém faz boxe profissional com uma dessas doenças”, explicou.
Outro entrave prende-se com o palco (ringue) cujo o aluguer, na África do Sul, custa perto de 150 mil randes, cerca 600 mil meticais.