As selecções de Cabo Verde, Guiné-Bissau e Zâmbia apuraram-se para o CAN-Costa do Marfim, agendado para Janeiro e Fevereiro do próximo ano na Costa do Marfim.
Para se apurar, Cabo Verde venceu, em casa, o Burquina Faso por 3-1, em jogo da quinta jornada do Grupo “B”.
Os “Tubarões Azuis” inauguraram o marcador logo aos sete minutos. Marcou Bebe. Issoufou Dayo empatou aos 45+3, mas aos 67 João Paulino voltou a dar vantagem aos cabo verdianos. Aos 90+3, Cle marcou o tento da tranquilidade e que haveria a confirmar o apuramento para o CAN.
Com este triunfo, Cabo Verde passou a somar dez pontos, os mesmos do Burquina Faso, que já se tinha qualificado.
Togo e Eswatini foram eliminados com cinco e dois pontos, respectivamente.
Para o mesmo grupo, Togo venceu Eswatini por 2-0.
NIGÉRIA DÁ EMPURRÃO A GUINÉ-BISSAU
Graças a vitória da Nigéria ante a Serra Leoa por 3-2, a Guiné-Bissau apurou-se para a fase final do CAN. À entrada para a quinta jornada, os guineenses, que já tinham ganho a São Tomé e Príncipe por 1-0, aguardavam por uma vitória dos nigerianos o que viria a acontecer.
Em relação ao jogo entre a Nigéria e a Serra Leoa, importa realçar que os nigerianos sempre estiveram na frente do marcador. O avançado do Nápoles, Oshimen marcou aos 19 e 32 minutos a Nigéria a vencer por 2-0. Ainda na primeira parte, a Serra Leoa reduziu aos 41 minutos por Bundu e aos 84 Kargbo empatou e aos 90+5 Ihenancho apontou o golo da vitória.