A Selecção Nacional de Boxe já conhece os adversários das primeiras eliminatórias do Campeonato Africano da modalidade, que decorre desde hoje até 6 de Agosto, em Yaoundé, capital dos Camarões. A estreia de Moçambique está marcada para esta sexta-feira, onde vai defender o título de campeão africano da modalidade.
Segundo ditou o sorteio realizado ontem, os dez pugilistas nacionais terão pela os adversários da Argelia, Burundi, Camarões RD Congo e Uganda.
Na categoria dos 54-57kg, Armando Sigaúque enfrentará o pugilista ugandês Khassim Murungi na fase a eliminar. Marime competirá na categoria dos 63.5-67kg e terá pela frente o duro adversário argelino Kramou Chemseddine. Outra batalha contra Uganda acontecerá com Muzamir Ssmudou, enfrentando Tiago Muxanga, medalhista de prata nos Jogos da Commonwealth.
Na categoria dos 80-86 kg, o campeão africano, Solomone Júlio, terá um oponente da RD do Congo, representado pelo pugilista Ngalebaye Rodrigue. Yassine Nordine aguardará o vencedor entre Wouang Marcial de Camarões e Joseph Kalema de Uganda, estando isento da primeira eliminatória.
Nas disputas femininas, as campeãs africanas Alcinda Panguana e Rady Gramane também não ficaram isentas da primeira eliminatória. Alcinda Panguana enfrentará Lahmidi Saida do Marrocos, enquanto Rady Gramane terá pela frente Lenou Balemaken de Camarões.
Helena Bagão e Benilde Macaringue terão batalhas difíceis, visto que enfrentam pugilistas cotadas no continente africano. Bagão competirá na categoria dos 50-52kg contra Nyembo Muamba, e a vencedora terá pela frente a ugandesa Nanlinga Grace. Macaringue enfrentará a pugilista burundesa Havyarimana na categoria dos 52-54 kg. Por fim, Isabel Mulungo terá mais uma oponente da Uganda, competindo na categoria dos 60-63 kg.