Depois de uma grande campanha no Campeonato Africano de Boxe que teve lugar recentemente em Yaoundé, capital dos Camarões, onde Moçambique saiu com nove medalhas, duas de ouro, duas de prata e cinco de bronze, os pugilistas nacionais (que desembarcaram terça-feira, em Maputo, onde foram recebidos em festa), bem como a Federação Moçambicana de Boxe (FMBoxe), viram-se agora para a janela africana de qualificação para os Jogos Olímpicos-Paris-2024, que terá lugar no início de Setembro na capital do Senegal, Dakar.
De uma forma geral, todos avaliam positivamente o desempenho da selecção na capital camaronesa, com o nosso país a terminar em quinto lugar na tabela geral de um certame ganho pelo Marrocos, com RD Congo e Argélia a completarem o pódio, numa prova com 19 nações. Moçambique não conseguiu defender o título, mas orgulha-se por ter saído dos Camarões com nove atletas medalhas, dos dez atletas que estiveram em Yaoundé, uma prestação digna de realce.
Entretanto, a preparação para as eliminatórias de Paris-2024 já está em marcha, com a Selecção Nacional a trabalhar em Maputo, com possibilidade de fazer um estágio pré-competitivo fora do país.