Por: Vanessa Maposse
O Ferroviário de Maputo, em seniores femininos, chamou a si as honras ao levar a melhor frente ao Costa do Sol, na finalíssima da Taça Maputo em basquetebol, designada “Joga bets 100 paus”
Logo no arranque do encontro, as “canarinhas” deixaram evidente seu objectivo na partida, tendo liderado o primeiro período (16-13). No entanto, no segundo período, a turma liderada por Nasir Salé aumentou o ritmo e recuperou a pontuação com um parcial de 21-11, o que permitiu chegar ao intervalo a vencer por 34-27.
Na segunda parte, o Ferroviário continuou no comando, totalizando 12 pontos contra 11 do Costa do Sol e ao fim do terceiro período o resultado era de 48-38.
Já no quarto e último período, as “locomotivas” optaram por girar mais a bola, o que permitiu avolumar o resultado e confirmar a vitória por 62-47.
Em seniores masculinos, o vencedor da Taça foi o Costa do Sol que levou a melhor diante da A Politécnica (54-80), numa partida renhida com os “universitários” a abrirem o marcador no primeiro minuto e os “canarinhos” a igualarem aos 40 segundos depois, por intermédio do extremo Daniel Maveure, que foi o único marcador da sua equipa, por quase três minutos com seis pontos.