A Secretaria de Estado de Desporto submeteu ao Conselho de Ministros uma proposta colectiva para salvar o futebol, em particular, e toda actividade desportiva, no geral, suspensa desde Abril passado por causa da pandemia da Covid-19. Federação, Liga Moçambicana de Futebol e clubes já não aguentam o confinamento e pedem relaxamento das medidas impostas pelo estado de emergência em vigor.
Gilberto Mendes, Secretário de Estado do Desporto, tomou a iniciativa de convocar as partes interessadas para, em conjunto, produzir-se um manifesto de intenções e promessas tendo como finalidade obter uma autorização do Governo para a retoma dos treinos das equipas do Moçambola, primeiro, e de outras disciplinas, depois.
Um passo dado por se constatar que, tal como reconhecera o Presidente da República, Filipe Nyusi, na sua última ocmunicação à Nação, não se tem data certa do fim da pandemia no país e já é momento de os moçambicanos começarem a desenvolver algumas actividades para garantir o equilíbrio entre a economia e a saúde.