A União Desportiva do Songo pode avançar automaticamente para a fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos de futebol na sequência da suspensão do Petro de Luanda pela Federação Angolana de Futebol (FAF) devido a alegações de viciação de resultados.
É que o Petro de Luanda é o adversário da UD Songo no “play-off” de acesso à fase de grupos da “Champions”, pelo que a prevalecer a sua suspensão de dois anos de toda a actividade futebolística qualifica a equipa moçambicana para a etapa milionária desta prestigiada competição continental.
O Petro de Luanda foi punido juntamente com o rival Primeiro de Agosto, Kabuscorp de Palanca e Académico de Lobito, mas os restantes três castigos tiveram penas relativamente leves.
Os “petroleiros”, refira-se, afastaram a Black Bulls, ano passado, nas eliminatórias de acesso a esta competição, com vitórias em Maputo (3-0) e em Luanda (2-1) sobre os “touros”, naquela que foi a sua primeira experiência de sempre em competições africanas.
Entretanto, o Petro de Luanda prometeu interpor um recurso suspensivo à decisão punitiva da FAF e até já anunciou nas suas páginas digitais que tem um encontro com o Songo a 17 de Setembro corrente, no Estádio Nacional do Zimpeto.