Jornal Desafio
DESTAQUE » PERSISTÊNCIA DE NAPOLEÃO DUROU 22 LONGOS ANOS
ROSTOS & RASTOS

PERSISTÊNCIA DE NAPOLEÃO DUROU 22 LONGOS ANOS

Obviamente que o nosso personagem de hoje não tem nada a ver com o Napoleão Bonaparte, imperador francês. Mas tem algo em comum: liderança! O francês liderou várias campanhas militares e o nosso liderou a baliza do Ferroviário de Lourenço Marques, ganhando o primeiro Moçambola em 1974.

Transitou como líder da baliza, já com a designação de Ferroviário de Maputo. Enfrentou solavancos, numa longa travessia do deserto que durou oito anos. Apenas em 1982 conseguiu levantar o troféu maior do futebol moçambicano, graças à monstruosidade sagrada de Mário Esteves Coluna.

Depois de 40 anos de “locomotiva” ao peito, Napoleão, já em finais de carreira, ainda passou pelo Ferroviário da Beira. Fez uma época e veio terminar a carreira em 1984, onde tudo começou: Maputo. Disse basta pouco depois da homenagem que o seu clube de sempre lhe rendeu, conjuntamente com o capitão JJ (Joaquim João).

Então vamos à história deste valioso goalkeeper, ícone incontornável do Ferroviário, que enfrentou a concorrência de Carlos Bruheim, Cachaça e Brassard. Mais tarde rivalizou com Rafael e outros bons guarda-redes que foram aparecendo, nomeadamente Isaías, Didiça e Manuel Nascimento.

Leia mais…

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..