Stélio Ernesto “Telinho” recebeu na tarde de sábado, no Estádio 25 de Junho, em Nampula, o prémio correspondente ao Melhor Jogador do Segundo Mês do Moçambola, no âmbito do “Prémio Desafio Melhor Jogador do Moçambola 2023”.
Em cerimónia dirigida pelo presidente da Liga Moçambicana de Futebol (LMF), Ananias Couana, coube ao representante do parceiro do concurso, a StarTimes, entregar o prémio ao atleta, um dos quatro finalistas já apurados para a fase final.
Cerimónias idênticas vão acontecer nos próximos dias em Vilankulo e Songo, sede dos clubes doutros atletas eleitos melhores do mês até ao momento.
Lembrar que Dayo, da União Desportiva do Songo, foi eleito o melhor do último mês do Moçambola, correspondente à 13.ᵃ, 14.ᵃ, 15.ᵃ e 16.ᵃ jornadas, sendo, por isso, o quarto finalista.
Henriques, da Associação Desportiva de Vilankulo, foi eleito terceiro finalista depois de receber o maior número de votos até ao fim da 12.ᵃ jornada.
Referir que o jogador do terceiro mês do “Moçambola” correspondeu ao cumulativo de votos das 9.ᵃ, 10.ᵃ, 11.ᵃ e 12.ᵃ jornadas.
É preciso clarificar que apenas o jogador que for eleito melhor de determinado mês ganha o direito de participar na fase final do concurso, durante a qual serão considerados os votos dos adeptos, capitães das doze equipas, treinadores e seleccionador nacional, além de jornalistas do Desafio, Televisão de Moçambique e RM Desporto.
Notar que os atacantes Parkim e Telinho asseguraram os dois primeiros lugares de um total de cinco reservados aos finalistas do Prémio Desafio Melhor Jogador do Moçambola-2023.