Os basquetebolistas Alexandre Mbeve e Yohance Mufume, das equipas juvenis da Academia New Vision de Pemba e do Ferroviário de Maputo, respectivamente, representam Moçambique no Acampamento Juvenil da FIBA-África, que decorre deste ontem até amanhã, sexta-feira, em Bamako, capital do Mali.
Os dois atletas fazem parte de um grupo de 15 jovens de diferentes países africanos que buscam aprimorar suas habilidades, aprender com treinadores experientes e ganhar experiência internacional.
Nesta edição do acampamento, a FIBA-África conta com a colaboração de destacadas personalidades do basquetebol africano, como Astou N’Diaye, embaixador da NBA-África; Christelle Ngarsanet, ex-jogadora da Selecção da Costa do Marfim e assistente técnica da Florida International University; Robert Pack, ex-jogador da NBA e instrutor da FIBA, Cheick Sarr; e a lenda da NBA, Olumide Oyedeji.
Desde o seu início, em 2021, o Acampamento Juvenil da FIBA-África já envolveu 43 países e beneficiou um total de 240 jovens jogadores de basquetebol, incluindo raparigas.