Não importa que no futebol seja conhecido pelo nome de Uzaras. O seu nome oficial é Uzilfate Mahomed. Filho de Mahomed Abdul e Naíma Sacoor, nasceu a 18 de Março de 1964. É penúltimo de uma família de nove irmãos, a saber: Manafe, Habiba, Mutualibo, Asrafo, Maimuna, Chu Chu, Sacur e Cassimito.
UMA FAMÍLIA
“ALVI-NEGRA”
A sua família foi realocada em 1972 para dar lugar aquilo que é hoje a Escola Primária Lurdes Mutola e a passou para a Rua dos Irmãos Roby, em frente ao campo do Mahafil. Só ser do Chamanculo era suficiente para justificar a queda para o futebol, mas para botar mais achas à fogueira os irmãos mais velhos jogaram um papel importante para que Uzaras se apaixonasse pelo futebol.
“Todos os meus irmãos jogaram futebol. O Manafe jogou no Ferroviário de Maputo e é o único que não passou pelo Desportivo, onde jogaram o Mutualibo, o Asrafo, o Sacoor, eu e por fim o meu irmão mais novo, o Cassimito. Portanto, somos uma família do Desportivo”.
Começou no futebol de salão e em 1980 ingressa nos juvenis do Desportivo, “mas passei para o Mahafil em 1981 por influência dos amigos, já que quase todos jogavam no Mahafil. A convite do falecido treinador Muchanga acabei indo para lá e fiz lá os restantes escalões jovens”.
Um maldito paludismo interrompeu o sonho de jovem Uzaras aos 20 anos, já que “na altura era uma doença nova e de cura difícil. Graças a Deus superei, mas já não era a mesma pessoa e desisti de jogar ainda muito novo”.