Está confirmado! O Matchedje de Maputo é a primeira equipa a ser despromovida do Moçambola-2023. Esta situação decorre da vitória da Associação Desportiva de Vilankulo, por 1-0, sobre o Ferroviário de Lichinga, no jogo de repetição da 15.ª jornada da prova.
Os “militares”, mesmo que sejam totalistas nas quatro jornadas que faltam por disputar, só poderão atingir os 22 pontos, pontuação actual do Ferroviário de Nacala, agora na 10.ª posição (primeiro abaixo da linha de despromoção).
Desta forma, falta saber quais serão as outras duas equipas que vão acompanhar os “militares” na despromoção, estando o Ferroviário de Quelimane, em grande risco, uma vez que, ganhando todos os jogos, fará 25 pontos, apenas mais um que o representante de Inhambane, que soma 24, em nono lugar.
Ainda em situação de risco, além do Ferroviário de Nacala, em 10.º lugar e que pode chegar a 32 pontos, vencendo os quatro jogos por disputar, estão o Costa do Sol, Ferroviário de Maputo e Baía de Pemba, todos com 26 pontos, podendo somar 38 pontos no final da prova. Aliás, matematicamente, essas três equipas ainda podem se sagrar campeãs, uma vez que, neste momento, o líder da prova, Ferroviário da Beira, tem 35 pontos. Importa dizer que, até ao momento, os “locomotivas” do Chiveve são a única equipa que garantiu a manutenção.