Jornal Desafio
DESTAQUE » CAMPEÃ RUTE MUIANGA TERMINA GRATA MAS DESEJAVA MUITO MAIS
ROSTOS & RASTOS

CAMPEÃ RUTE MUIANGA TERMINA GRATA MAS DESEJAVA MUITO MAIS

Recentemente retirada dos pavilhões, Rute Muianga é uma rara polivalente que andou no nosso basquetebol por 29 anos. Filha de Elias, ex-goleador tricolor, a sua brilhante carreira rendeu-lhe 13 títulos nacionais, nomeadamente pelo Maxaquene (3), Ferroviário de Maputo (8) e Liga Desportiva (2).

Mas não terminou por aí. Sentiu outras vibrações quando se sagrou três vezes campeã africana de clubes ao serviço da Liga Muçulmana (2012) e do Ferroviário de Maputo (2018 e 2019). De permeio, em 2013, teve a sensação de beijar a lua e acariciar as estrelas quando se qualificou para o Campeonato do Mundo, realizado em Ankara, Turquia.

Estar no Mundial é obra inédita, claramente, mas a sua felicidade estaria mais completa se tivesse conseguido ganhar um campeonato africano a nível de selecções. Vontade e capacidade de luta não lhe faltaram, mas o máximo que conseguiu foi ser vice-campeã por duas vezes (2003 e 2013).  

Leia mais…

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..