Após observar um interregno de duas semanas devido ao estágio pré-competitivo dos “Mambas” em Portugal, retoma este sábado a disputa da 20.ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol, o Moçambola-2023.
Amanhã, o Ferroviário de Nampula, terceiro classificado com 30 pontos, visita o “tomba-gigantes” Baía de Pemba, sexto lugar com 29 pontos. O Costa do Sol, 27 pontos, vai receber o Matchedje, último posicionado e já despromovido, com dez pontos.
Já no domingo, o caldeirão do Chiveve será o palco do jogo determinate para as contas do título do Moçambola. A partida vai colocar frente-a-frente, o Ferroviário da Beira (35 pontos) e a União Desportiva do Songo (31), primeiro e segundo lugar, respectivamente.
Uma vitória dos beirenses, comandados por Hélder Duarte, coloca os “hidroeléctricos” praticamente fora da corrida ao título, uma vez que os “locomotivas” estariam a sete pontos de vantagem e a precisar de mais três pontos para sagrar-se campeão nacional. Por outro lado, uma eventual vitória do emblema de Tete pode relançar a discussão do título, pois a distância entre as duas formações reduziria para apenas um ponto, a duas jornadas do fim do campeonato. Portanto, com seis pontos ainda por disputar.
O já despromovido Ferroviário de Quelimane, em penúltimo, com treze pontos, recebe o seu homónimo de Maputo, com 29 pontos em quinto lugar.
O jogo de Nacala será entre o Ferroviário local e o de Lichinga, sendo mais uma final para a equipa da casa, que viu o treinador Dário Monteiro abandonar o comando técnico após o último jogo (derrota 4-0 em Maputo frente ao Ferroviário).
A disputa da 20.ª jornada só encerra próxima segunda-feira, com a Associação Black Bulls (29 pontos) a receber, no Município da Matola, a Associação Desportiva de Vilankulo, nono classificado, com 27 pontos. Todos os jogos iniciam às 15.00 horas.