O cancelamento de torneios promovidos pelo Conselho das Associações de Futebol da África Austral (COSAFA na sigla inglesa) da edição 2023, nas categorias de sub-17 e 20 masculinos, estes que se realizam normalmente no final do ano, por conta do conflito entre aquele organismo e a Federação Sul-Africana da modalidade (SAFA), vai estender o prolongamento da paragem das actividades das respectivas selecções nacionais.
O conflito surge, segundo o director técnico da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), por causa das provas que a COSAFA vem organizando sempre na vizinha África ao nível destes escalões e seniores masculinos, incluindo de futsal e futebol de praia, e que podem estar a colocar em causa a planificação da SAFA.
Para além de provas de sub-17 e 20 masculinos, o cancelamento abrange o torneio de sub-17 femininos, que também foi adiado para o próximo ano.
Salientar que, a realização do torneio de sub-20 masculinos estava prevista para Outubro passado. Os torneios de sub-17 masculinos e femininos tinham, por sua vez, sido agendados para Novembro corrente.