Jornal Desafio
DESTAQUE » TROPA EM KRASNOVODSK NÃO TRAVOU ARLINDO DE BRILHAR NO FUTEBOL
ROSTOS & RASTOS

TROPA EM KRASNOVODSK NÃO TRAVOU ARLINDO DE BRILHAR NO FUTEBOL

Hoje vamos falar de um craque que tinha sido para ser exportável. Bom domínio de bola, poder de drible, resistência que lhe permitia fazer “up and down” pelo corredor direito e praticamente imbatível no um para um, qualidades que a par da disciplina e entrega ao trabalho, o ajudaram a singrar em todos os quatro clubes por onde passou, designadamente Têxtil do Púnguè, Costa do Sol, Matchedje de Chimoio e 1.o de Maio. Para pintar ainda mais o cenário, foi campeão em todos esses clubes, com a particularidade de no Costa do Sol ter ganho mais quatro Taças de Moçambique e duas Supertaças.

Estamos a falar de nada mais nada menos que Arlindo Manuel de Sousa Joaquim, um craque que nasceu no bairro da Manga, cidade da Beira, a 4 de Junho de 1962. É terceiro filho de Joaquim Mortar e Maria Estanislau de Sousa. No todo são oito irmãos: Ana Maria, Victor Manuel, Fernando Manuel (falecido), Maria Manuel, José Manuel e Ernestina (falecidos) e, finalmente, Delfina Maria. “Entre os meus irmãos apenas o jornalista televisivo Victor Manuel praticou futebol. Foi líbero e guarda-redes do Ferroviário da Manga”.

Antes de ser jogador de futebol, a paixão de Arlindo pelo desporto fez-lhe ser ecléctico, praticando várias modalidades. “Joquei basquetebol na escola e já fui seleccionado, bem como hóquei em patins e também voleibol”, conta Arlindo, antes de revelar laços de familiaridade que o ligam à família Conde.

“Até atletismo eu fiz no Ferroviário da Beira, com os meus cunhados Alcides Conde e Chiquinho Conde. O seu irmão Felizardo estava casado com a minha irmã mais velha, a Ana Maria. Não fiquei no atletismo porque o futebol acabou sendo minha preferência, pois em 1977 houve um movimento juvenil na Beira e foi lá onde as portas do Têxtil do Púnguè se abriram para mim. Fui um dos seleccionados nesse movimento”.

Leia mais…

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..