Esta é a derradeira etapa deste trabalho que desafio preparou, que teve como objecto a tese de doutoramento de Bernardo Matsimbe, Coach B para a legião do basquetebol. Recuperamos o tema que lhe conferiu o título de Professor Doutor. “A equação substantiva do talento na estrutura temporal para a metodologia do treino do basquetebol moçambicano: um factor discriminante”.
Na etapa anterior desta série de trabalhos falámos em grande medida do talento, visto por Bernardo Matsimbe como produto de planificação e sistematização a longo prazo, contrariando as visões que defendem que ele (talento) seja nato. Aliás, é na formação que o trabalho de Coach B se revê.
No seguimento dessa visão, Matsimbe lembra que o contexto mudou. Entende que a ideia de actividade física (que não é facultativa e ajuda no cuidado da saúde e a estimular o atleta) já começa a tomar outro conceito. Para ele, as brincadeiras e a educação física ajudam na iniciação da formação. E nem os ginásios que têm proliferado substituem as duas actividades.
{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}