O Costa do Sol e Ferroviário de Maputo optaram por não participar da primeira edição da Liga Africana de Basquetebol Feminino, que vai decorrer de 11 a 19 de Dezembro, em Cairo, capital do Egipto.
As “locomotivas” de Maputo foram a primeira equipa a desistir da competição, alegando questões financeiras, enquanto o Costa do Sol, apesar da confirmação para as eliminatórias da Zona VI, “gazetou” devido a “razões logísticas”, conforme escreve a FIBA-África, nas suas plataformas digitais.
Além dos clubes moçambicanos, UNAM Phoenix (Namíbia) e UZ Sparks também não compareceram à eliminatória m Angola, que devia ser disputada entre 6 e 12 do corrente mês.
As ausências resultaram a classificação automática dos emblemas angolanas do 1° de Agosto e Inter Clube para o torneio, sem a necessidade de disputar as eliminatórias da FIBA África Zona VI.
Até o momento, estão apuradas as formações do Sporting Alexandria e Al Ahly, ambas do Egipto; além da Autoridade Portuária do Quénia, Rwanda Energy Group, primeiro e segundo lugar na Zona V, respectivamente; Overdose Up Station e Université Douala de Camarões.