O EX-TREINADOR do Matchedje de Maputo, Manuel Casimiro, foi hoje absolvido pelo Tribunal Judicial da Machava do caso de injúria e difamação contra o presidente da Associação Black Bulls (ABB), Junaid Lalgy, num processo que vinha respondendo desde Agosto último.
O juiz do caso, Lucílio António Nhanombe, esclareceu que o crime de difamação implica factos concretos, o que não cabe nas declarações de Manuel Casimiro. Neste contexto, ao afirmar que ouviu do presidente do Matchedje, Patrício Canda, que Lalgy “compra tudo e mais alguma coisa”, Manuel Casimiro não se refere de forma objectiva ao patrono da ABB, por sinal figura que afirmou que desconhecia antes do julgamento do caso.
Afirmou, por outro lado, que o áudio que Manuel Casimiro enviou ao jornalista da Rádio Moçambique, cujo conteúdo concorre até certo ponto para o crime de injúria, não pode ser tido como tal neste caso específico pois Manuel Casimiro fez uma gravação dirigida a um órgão de informação (RM);que tem por prática a divulgação de noticias e não publicidade do mesmo.
Assim sendo, a acusação, no caso concreto os interessados no processo, deverá recorrer da sentença num prazo de oito dias. Se isso não acontecer, o caso transitará em julgado.