Por: Alberto Tsenane
No último sábado, quando o relógio marcava 12.00 horas, o mítico bairro da Mafalala parou para ver de perto o pontapé de saída da maior festa de futebol recreativo da cidade de Maputo. Todos caminhos estavam virados para o campinho da Mafalala. Campinho pelo nome, mas grande e virtuoso pelas performances que os atletas destilam nas quatro linhas. Os cânticos e as danças são um dos maiores atractivos que as claques proporcionam aos adeptos que rodeiam este recinto.
As altas temperaturas que se fizeram sentir na tarde de sábado não foram suficientes para impedir o desejo e ansiedade que há mais de três meses predominava nos adeptos. Antes mesmo do arranque da prova, as pessoas que vivem no bairro da Mafalala, que viu nascer Eusébio entre outros nomes que fizeram história nas quatro linhas, chegavam de forma minuciosa no campinho.
Não faltou show de bola na primeira partida. Rastas e Tchilados foram os grandes protagonistas do arranque da copa. As duas equipas entraram com sede de marcar, mas o Rasta estava bem defensivamente e com pontaria afinada, por isso goleou o Tchilados, por 4-1, tendo provando que é um dos clubes com olhos virados para o título. A partida era válida para Grupo “B”.