O defesa internacional moçambicano David Malembane poderá ser uma baixa de peso para o sector defensivo da Selecção Nacional de Futebol, que já se encontra em Abidjan, capital da Costa do Marfim, onde vai disputar a 34.ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN), que inicia no próximo sábado e termina a 11 de Fevereiro.
Após recuperar da lesão contraída no tornozelo direito, Malembane não terminou o treino dos “Mambas”, realizado na manhã de hoje, no Centro Técnico da Federação de Futebol da Costa do Marfim, em Birgerville, a 20 quilómetros do palco onde vai sediar a maior prova futebolística de África.
Este facto deixou preocupado o Seleccionador Nacional, Chiquinho Conde, que apesar de ainda não ter recebido avaliação final da equipa médica referiu que “em relação a Malembane parece-me que as notícias não são boas, ele tem que ser observado, sentiu um estiramento na coxa e preocupa, mas são ossos de ofício, infelizmente só acontece com quem cá está, por isso vamos avaliar e ver e o Dr. Calu depois vai dar a resposta sobre o que aconteceu com ele”.
Bruno Langa não apresentou sintomas de dores, depois de ter sido substituído com queixas físicas no terceiro e último jogo de carácter particular com o Botswana (1-1) no estágio decorrido na África do Sul.
Entretanto, no treino de hoje, o timoneiro dos “Mambas” investiu largo tempo na construção de jogadas de saída ao ataque a partir do sector defensivo, privilegiando a circulação de bola entre os jogadores dos vários sectores.
Amanhã, está previsto mais um treino no relvado natural do Centro Técnico da federação costa-marfinense.
No CAN, Moçambique defrontará o Egipto, Gana e Cabo-Verde, no Grupo B.